Peça_Casa do Oleiro
- teatroipv
- 8 de mar de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de ago de 2019
Essa apresentação é baseada na passagem de Jeremias 18, que fala do amor de Deus capaz de nos reconstruir como um vaso de barro. Ela foi elaborada para ser apresentada num retiro espiritual onde foram abrigados 40 moradores de rua da cidade de São Luís - MA.
Roteiro adaptado por: Jéssica Albuquerque - Ministério Teatro Vidas. (Março 2019).
Roteiro original: "Recomeços" - Autora Adelita Siqueira.
Duração: 6 min.

(O personagem que representará o Vaso iniciará a cena direcionando sua fala a plateia)
Vaso - Eu estou quebrada. Da forma como estou não posso carregar mais o azeite, pois ele escorreria pelas minhas rachaduras. Eu preciso ir à casa do oleiro, pois pela suas mãos eu fui criada, e pelas suas mãos eu preciso ser curada, eu preciso ser restaurada.
(O oleiro estará sentado no chão, trabalhando em uma peça de barro).

Vaso - Senhor, estou aqui para falar de mim, o meu vaso se rachou e agora estou angustiada, podes por favor me consertar?
(Nesse momento o Oleiro pega o vaso rachado que o personagem estará carregando e o quebra no chão).
(O personagem do Vaso apresentará como se estivesse sentindo a dor de ser quebrado. Enquanto o Oleiro está quebrando o vaso e mexendo no barro mole, o personagem do Vaso irá cantar a primeira parte da música “Me refaz – Diante do Trono”).
"Teu amor me desfaz
Teu amor me refaz
Quebra tudo e faz de novo
E de novo
Teu amor me desfaz
Teu amor me refaz
Quebra tudo e faz de novo
E de novo
Teu amor me refaz"

Oleiro – Não há nada que eu comece em você que eu não já tenha terminado. Eu começo a boa obra e a completo. Eu permito a tempestade, mas também faço a terra florir. E quando é preciso eu quebro o vaso, corrigindo suas imperfeições, e faço tudo de novo.

Onde você ver pó, eu vejo um vaso moldado. Onde você ver cacos, eu vejo reconstrução. Onde você ver ruínas, eu vejo reinícios. Onde você ver impossível, eu faço milagres.
Ser quebrado, não é o fim. Ser quebrado é só um recomeço. Ser quebrado significa que eu insisto em você, pois quero te refazer, te transformando em um vaso de honra. Ser quebrado significa que eu te amo, e luto por você, porque eu não permito que você seja um vaso inútil no meu Reino. Eu quero que você seja um vaso capaz de abrigar minha própria presença.
Eu sei, ser quebrado é um processo muitas vezes doloroso. Mas não se esqueça: Eu fui ferido pelas suas transgressões, eu fui moído pelas suas iniquidades, o castigo que te traz a paz estava sobre mim, e pelas minhas feridas você foi sarada.
Eu morri, para que tu tivesse vida. Me fiz pecado para que você fosse perdoado. Aceitei o castigo para que você fosse livre.
(Nesse momento ele entrega um vaso de barro novo para o personagem do Vaso)
Oleiro – O meu desejo é ver você, e ficar satisfeito.

(Personagem do Vaso irá cantar a segunda parte da Música “Me refaz – Diante do Trono”)
És o Deus que me cura
És o Deus que sara a minha dor
És o Deus que me ama
E este amor em Cristo me salvou
És o Deus que me sonda
És o Deus que conhece tudo o que sou
És o Deus que me ama
E este amor em Cristo me restaurou
Vaso – Senhor, eu coloco minha vida em Tuas mãos. Agora eu percebo que sou apenas um vaso de barro, que fui criada e restaurada por Ti. Depositas em mim o Teu tesouro.
(Nesse momento o Oleiro pegará uma jarra com água que será derramada sobre o personagem do Vaso)

Oleiro – Eu derramo minha vida na sua vida, pois eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.


(Derrama a água sobre o personagem do Vaso, em seguida a cobre com o seu manto, e a abraça)
Oleiro - Eu sou o Deus de recomeços.

Fim!
Comments