Peça - Amor sem limites
- teatroipv
- 10 de jan. de 2019
- 9 min de leitura
Atualizado: 1 de fev. de 2019
Esse é o roteiro de uma peça que fala sobre o amor incondicional de Cristo. Aqui você encontrará várias histórias (algumas baseadas em fatos reais), cada uma contada por um personagem. Descobrirá a seguir a história de uma jovem que enfrenta uma gravidez indesejada, de um rapaz que possui problemas com os pais, de uma mulher que sofreu de violência sexual, de um homem que perdeu todos os seus bens, de um dependente químico, de uma pessoa que desistiu da própria vida, de alguém que está com a família destruída, e a história de uma pessoa que perdeu a esperança com igrejas. Venha se emocionar com essas histórias!
Roteiro elaborado por: Jéssica Albuquerque - Ministério de Teatro Vidas. (Agosto 2018)
Duração: 20 min.
Narração – Nos últimos dias o amor de muitos esfriará. E por isso a iniquidade se multiplicará. Mas nada poderá se comparar com a glória que está por vir. Não há nada que poderá nos afastar do Amor de Deus. Os nossos erros não diminuem a vontade que o Pai tem de resgatar Seus filhos. Como a palavra do Senhor diz: A vontade de Deus é que todos aqueles que olharem para o Filho do Homem, e crerem em Seu nome, sejam salvos. Deus tem passado Seus ensinamentos a todos, e aqueles que o ouvirem e aprenderem com Ele, serão apresentados ao Filho, e este jamais rejeitará nenhum dos que foram entregues a Ele, porque Ele é a própria expressão completa do que é o amor.
(Primeiro personagem a entrar será a jovem que está enfrentando problema de uma gravidez indesejada. Cada personagem discursará sua história se direcionando para o público.)

Gravidez indesejada:
Eu cresci na igreja, meus pais sempre me ensinaram a andar nos caminhos do Senhor. Lembro-me de como eu interagia dentro da igreja, estava sempre envolvida com o os ministérios de dentro da igreja. Mas ai eu entrei na faculdade, conheci um rapaz, e me esqueci de todos os ensinamentos que eu aprendi durante toda minha vida. Me deixei levar por essa paixão, e cai em pecado. Agora carrego em meu ventre um filho dessa paixão. O pai da criança falou que não vai assumir essa responsabilidade e me mandou abortar este bebê. O que eu faço meu Deus? Como poderei viver com a vergonha desse pecado? Como poderei criar esse filho sem apoio de ninguém? Me ajude meu Deus!
(Cada personagem encerrará sua fala de joelhos no chão, e ficará dessa forma em cena enquanto outros personagens estarão contando suas histórias)

Brigas no lar:
Não aguento mais passar por isso todos os dias. Eu odeio ficar em casa. Passo horas nas ruas só para ficar bem longe de casa. Todos os dias é a mesma coisa. Meus pais brigam o tempo inteiro, sempre as mesmas discussões. Meu pai traiu minha mãe, ela descobriu, e agora meu lar é um inferno. Minha mãe chora todas as noites, mas continua tentando salvar sua família. Meu pai nega sua traição, mas eu já vi ele com outra mulher. E sempre quando ele chega bêbado em casa tenta bater em minha mãe. Eu não aguento mais isso. Senhor, se tu existes mesmo, por que permite que eu passe por isso? Não aguento mais viver assim, por favor me ajude!

Violência sexual:
Eu nasci no interior. Nunca conheci meu pai, mas minha mãe teve muitos filhos. Como ela nunca teve muita condições de criar os filhos, ela resolveu me mandar para a capital para eu estudar, e assim talvez eu tivesse um futuro melhor que o dela. Quando eu cheguei aqui me tornei domestica do lar de um casal. Eu era muito novinha e eles tinham acabado de se casar. Aqui eu não tinha família, ou alguém que eu conhecesse que pudesse me proteger. O esposo da minha patroa começou a tocar em mim de forma diferente, e eu não sabia o que fazer. Ele sempre falava que esse era nosso segredinho. Me sinto tão suja com isso, me sinto tão sozinha, abandonada... Porque é tão difícil assim? Será que alguém olha por mim?

Problemas com finanças:
Eu estou arruinado! Todo o meu dinheiro eu perdi em apostas. Tudo que eu tinha eu perdi! Minha esposa quer se separar de mim porque eu não consigo sustentar o lar. Meu filho está para ser expulso da escola porque eu parei de pagar os boletos. E agora até meu emprego está em jogo. O que eu posso fazer? Pai, olha para mim! Sei que não tenho sido um bom filho, sei que muitas vezes deposito toda a minha atenção naquilo que não te agrada. Mas Deus, não me desampares neste momento. Eu preciso de Ti!

Problemas com Drogas:
Teve um dia que um amigo meu me convidou para sair, nesse dia bebemos tanto que eu nem lembro direito o que aconteceu. Mas no dia seguinte todos comentavam como eu fui incrível e divertido, então pensei: devo fazer isso mais vezes. Comecei a sair com mais frequência para as festas, e do álcool passei a usar mais coisas. Todos diziam que com a maconha eu iria me sentir melhor. E eu comecei a gostar disso. Todos ao meu redor pareciam me amar tanto. Isso foi ficando cada vez mais sério. Até que eu cheguei no craque. Hoje eu sou completamente dependente dessa droga, estou arruinado, tudo que eu consegui na vida as drogas destruíram. Vendi tudo que eu tinha para comprar cada vez mais. Quanto mais usava, mais eu queria consumir. Cheguei ao ponto de roubar minha própria família. Eu não queria fazer isso, mas era mais forte que eu. Estou desesperado, eu não quero mais ser motivo de vergonha para minha família. Eu perdi tudo e não consigo mais controlar minhas próprias ações. Oh Deus, me ajude!

Tentativa de suicídio:
Minha família não é rica, mas eu sempre tive tudo que precisei. Estudei em uma boa escola. Entrei na faculdade com muito esforço, mas consegui entrar. Até arranjei um bom emprego. Tive tudo que muitos buscam conseguir. Mas parece que sempre faltou algo em mim. Parecia que faltava algo para me completar. Nunca fui muito bonita, não tive muitos amigos, minha família parece que não se importa comigo. Me pergunto se minha vinda a este mundo foi um erro. O que eu devo fazer aqui? Não significo nada para ninguém. Minha vida não tem sentido. Se eu morrer hoje ninguém vai sentir minha falta. Será que alguém pode mudar esse sentimento dentro de mim? Será que alguém pode completar esse imenso vazio?

Família destruída:
Conheci meu marido quando eu tinha 16 anos. Éramos muito novos. Aos 18 anos nós já queríamos morar juntos. Então ele me levou para casa de seus pais. Nunca foi muito fácil morar junto a família dele. A minha sogra me odeia, tudo ela joga na minha cara, e tenta colocar a culpa em mim por tudo de ruim que acontece na família. Eu já estou junto a meu esposo faz 6 anos, mas é bem difícil nosso relacionamento. Brigamos muito por causa da família dele, agora ele parece não me amar mais, ele nem dorme mais na mesma cama que eu. Me sinto culpada porque eu nunca consegui dar um filho para ele. Não sou a mulher que ele esperava. Meu Deus, não quero que meu relacionamento acabe. Me ajude a erguer minha família. Eu quero poder dar um filho ao meu marido, quero ser a benção no meu lar. Senhor, me ajude!

Desiludido com igreja:
Eu tive uma vida bem difícil. Muitas vezes eu senti dentro de mim a necessidade de buscar a Deus. Então eu fui para uma igreja perto da minha casa, fui cheio de expectativas achando que Deus falaria comigo e que minha vida seria mudada naquele dia. Mas não me senti bem quando cheguei lá. Era um povo estranho, ninguém foi falar comigo, e eu acho que muitos ficaram comentando da roupa que eu estava vestido. Não consegui nem ficar até o final do culto, resolvi voltar para minha casa. As vezes penso se Deus existe mesmo, ou se isso é só coisa da minha cabeça. Será que um dia vou conseguir senti-lo dentro de mim como um fogo ardendo no peito?
Todos os personagens estarão nesse momento no chão, e começarão a gritar ao mesmo tempo pedindo por ajuda. Em seguida todos se calam e voltam a posição anterior, e nesse momento Jesus entra em cena e anda entre cada um dos personagens.
Jesus se ajoelhará ao lado de cada personagem, falando individualmente com cada um, seguindo a mesma ordem de entrada.

Jesus (fala com personagem 'Gravidez Indesejada'):
Minha filha, quando uma de minhas ovelhas se perde do rebanho, por acaso eu não largo tudo para ir atrás dela e trazê-la segura em meus braços? Eu jamais te desampararei. Saiba que mesmo que o seu erro tenha entristecido meu Espírito, eu não estou zangado. Pois eu sou a expressão completa do amor. Arrependa-se dos seus pecados, e volte para meus braços, e eu cuidarei de você.

Jesus (fala com personagem 'Brigas no lar'):
Meu filho, você pode não me conhecer, mas eu sei tudo sobre você. Eu sei quando você se senta e quando se levanta. Até os cabelos de sua cabeça são todos contados. A maldade se espalhou pelo mundo porque muitos se afastaram de mim, e permitiram que seus desejos e vontades humanas reinassem em suas vidas. Mas saiba que eu estou aqui com você. Filho, se você me buscar de todo o coração, você me encontrará. E se você acreditar em mim, e abrir a porta da sua casa, eu entrarei em seu lar e mudarei a sua história.

Jesus (fala com personagem 'Violência sexual'):
Minha filha, eu secarei dos seus olhos toda lágrima. E com meu sangue te limparei. Sararei todas as suas feridas e afastarei de você toda a dor. Te colocarei como vaso de honra, e você servirás a mim. O meu poder será aperfeiçoado em tuas fraquezas. E você será usada para ajudar muitos através do teu testemunho.

Jesus (fala com personagem 'Problemas com Finanças'):
Filho, meus olhos sempre repousaram sobre ti. Eu sempre estive de braços abertos para você. Filho, eu morri numa cruz para levar comigo todas as tuas doenças, todos os teus erros e culpas. O inimigo de sua alma tenta te roubar, matar e destruir. Mas aquele que se firmar em mim, e negar a si mesmo achará a sua vida. Filho, negue-se a si mesmo, deposite sua confiança em mim e tudo que você perdeu eu restituirei sete vezes mais. Dedique-se a meu reino e tu e tua família serão benção nesta geração.

Jesus (fala com personagem 'Problemas com Drogas'):
Meu filho, o que o mundo oferece é vazio e sem vida. Mas eu te ofereço o alimento que traz vida eterna. Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se você comer de mim jamais terá fome. Eu sou a fonte de águas vivas, se você beber do meu sangue jamais terá sede. Se você buscar estar em mim, nada que o mundo te oferecer vai ser precioso aos seus olhos, porque terás experimentado do verdadeiro alimento e da verdadeira bebida. Meu filho, eu te curarei e salvarei, e te levantarei como um profeta para as nações.

Jesus (fala com personagem 'Tentativa de suicídio'):
Filha, você não foi um erro. Eu te escolhi antes mesmo da criação de tudo e te formei no ventre de sua mãe. Nunca se esqueça que eu me fiz homem para morrer em seu lugar. Minha morte foi para te garantir a vida. Mesmo que teus pais e amigos te esqueçam, eu jamais esquecerei de ti, pois eu tenho gravado o teu nome na palma de minhas mãos. Meu amor por ti transcende todo o entendimento. Se buscares a mim, eu preencherei o vazio do teu ser, e em mim tu serás completa.

Jesus (fala com personagem 'Família destruída'):
Filha, eu te escolhi para ser minha noiva. Dentre muitos eu te escolhi. Busque primeiro o meu reino, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas. Te fiz a minha imagem e semelhança. Portanto, viva em mim e resplandeça a minha luz. Te farei benção em sua casa, através de ti alcançarei multidões, e tu serás mãe de muitos, pois te darei filhos na fé para que possas cuidar. Minha filha tu és uma joia preciosa em meu reino. Siga em frente que sempre estarei contigo!

Jesus (fala com personagem 'Desiludido com igreja'):
Filho, quero revelar meu amor através de você. Muitos tentam levantar meu nome, mas não conseguem ser meus verdadeiros imitadores, não possuem a minha essência, e por isso tenho sido mal representado a você por aqueles que não me conhecem. Mas filha, eu busco por verdadeiros adoradores, aqueles que me adoram em Espírito e em Verdade. Você é uma pessoa verdadeira, se você estiver comunhão com o meu Espírito, a sua adoração será como aroma suave a mim. Venha para a minha casa, venha para meus braços, e eu vou fazer a maior festa que o céu já viu. E não se preocupe, nesta terra eu tenho levantado uma geração que tem buscado me conhecer. Que tem procurado me adorar em Espírito e em Verdade. Nunca desista de seguir meus passos porquê alguma congregação te decepcionou. Eu sou o Alpha e o Ômega, o princípio e o fim. E tu és minha geração eleita, meu sacerdócio real. Eu te levantarei com o propósito de proclamar as grandezas do meu nome. Você será sal e luz nesta terra, e através da sua vida, muitos conheceram a mim.
(Música: Me Leva Pra Casa - versão Gabriel Guedes)
(Durante a música Jesus passa seu manto vermelho sobre cada um dos personagens, e ajuda cada um se levantar).
(Jesus fala ao público, e todos os personagens se prostram diante dele).

Jesus - Minha noiva, o dia do grande casamento se aproxima. Eis que te dei vestes novas de linho puro, te adornei com as mais preciosas joias, pois tu és a escolhida, és meu tesouro precioso. Se alguém tem sede, venha! E quem quiser, receba de graça a água da vida! Eis que estou em sua porta e bato, se você ouvir a minha voz, e abrir a porta, eu vou entrar em sua casa, e juntos cearemos.
Jesus se vira para abraçar todos os personagens.

Fim!
Comments