top of page

Peça_O Desafio do Amor

Atualizado: 12 de nov. de 2019

Esta peça narra a história de Bruno e Helena, um casal jovem que enfrenta problemas no casamento, e estão no dilema de uma separação. Bruno recebe um desafio do seu melhor amigo, que o ajuda a encarar essa situação e o apresenta a Jesus. A jornada é difícil e desafiadora para o Bruno, mas ele lutará por reconquistar Helena e restaurar seu casamento até o fim.


Roteiro baseado e adaptado do filme “Prova de Fogo”.

Roteiro por: Jéssica Albuquerque - Ministério Teatro Vidas. (Junho 2019).

Duração: 24 min.


(As cenas acontecerão no cenário de uma sala de estar/jantar composta por um sofá, abajur, mesa, cadeiras, e outros objetos decorativos.)


(Helena está sentada na mesa terminando o seu café da manhã quando Bruno entra em cena. Ele está fardado chegando de um plantão. Se direciona até a mesa, e tenta colocar café na caneca, porém a garrafa está vazia)


Cena 1 - Café da manhã

Bruno – Não tem mais café?


Helena – Você entra e sai de plantão e não se comunica comigo. Eu nunca sei quando você está vindo ou não para casa. Por isso eu fiz café só para mim.


(Bruno abre um recipiente que está em cima da mesa)


Bruno – Que isso? Agora também não tem pão nem biscoitos mais nessa casa?


Helena – Se você fizesse as compras dessa casa talvez tivesse essas coisas. Mas você só sabe usar seu dinheiro com bebidas, jogos, ou porcarias.


(Bruno começa a alterar a voz)


Bruno – Olha aqui, eu pago as contas dessa casa ok? Você sabe muito bem que eu trabalho de plantão, chego cansado e com fome, e o mínimo que eu espero é encontrar a porcaria de um café feito. (Joga o copo de plástico no chão)


Helena – Você quer tudo pronto não é mesmo? Mas aqui em casa você não faz nada. Trabalha 24h e folga 48h, poderia usar muito bem esse tempo para ajudar nas coisas aqui. Mas tudo que você sabe fazer é assistir Tv e perder tempo na internet.


(Nesse momento o Bruno perde o controle, parte para cima de Helena e exalta muito a voz)


Bruno – Cala essa boca! Eu estou cheio de você! Você é uma mulher grosseira, ingrata, e egoísta. Você vive implicando comigo e com tudo que eu faço. Eu estou cheio disso. Se você não consegue dar o respeito que eu mereço, então por que continuamos casados?

(Helena começa a chorar)


Helena – Eu quero me separar.


Bruno – Se você quer se separar, ótimo então! Por mim está tudo bem!


(Bruno sai de cena e apagam-se as luzes)


Cena 2 - Os Amigos

(A cena se inicia, com Bruno e seu amigo sentados no sofá. E com Helena e suas amigas sentadas à mesa. A conversação deverá ocorrer como se os personagens estivessem muito distantes um do outro e não ouvissem o que está se passando na sala de estar e nem na mesa de jantar)


(Bruno e seu amigo estarão sentados no sofá como se estivessem assistindo a um jogo em uma televisão)


Amigo do Bruno – Caramba, como que esse juiz não viu essa falta?! Parece que esse teu "timinho" está com sorte hoje. (Olha para o Bruno e percebe que ele não estava prestando atenção)


Amigo do Bruno – Ei cara, está tudo bem? Tu nem está prestando atenção no jogo.


Bruno – Pow cara, me desculpa. É que minha cabeça está em outro lugar.


Amigo do Bruno – Pode falar mano, eu estou aqui para te ajudar.


Bruno – É a Helena, ela está me deixando louco. Praticamente estamos brigando todos os dias agora. Eu sou respeitado em todo lugar que vou, menos na minha própria casa.


(Os dois no sofá vão continuar conversando, porém sem pronunciar sons. Pois nesse momento a cena terá o foco da parte da cozinha, onde se encontrarão a Helena e suas amigas)


Amiga 1 da Helena – Eu concordo com você amiga. Você deve mesmo se separar. O homem deve ser um herói para sua esposa, ou então ele não a ama de verdade.


Amiga 2 da Helena – Helena, você vai precisar de um lugar para ficar? Não dá para continuar morando com esse homem.


Helena – Eu decidir que não vou embora de casa. Ele é o problema e não eu.


Amiga 1 da Helena – É isso ai garota. Assim que se fala. Faça ele respeitar você.

(Muda o foco para a sala)


Bruno - ... Respeito! É esse o problema. É por isso que nosso casamento está desmoronando. Ela não tem nenhum respeito por mim. E sabe o que é mais triste disso...

(Muda o foco para a cozinha)


Helena - ... É que ele não tem menor ideia! Ele acha que nosso casamento sempre foi muito bom. Ele deve achar que...

(Muda o foco para a sala)


Bruno – O nosso casamento foi legal até esse ano cara. E agora de repente ela quer jogar tudo para o alto.


Amigo do Bruno – Acha mesmo que foi tudo de uma hora para outra?


Bruno – Eu não sei mais o que pensar. EU não entendo ela, parece uma manteiga derretida. Se ofende por nada e está sempre sensível.

(Muda o foco para a cozinha)


(Helena fala chorando)

Helena – Ele é tão insensível. Ele não liga para o que eu penso ou para o que eu sinto. Ele nunca me escuta, mesmo se eu repetir e repetir o tempo todo.

(Muda o foco para a sala)


Bruno – Ai ela começa a me provocar. E fica falando que eu não escuto ela. Ela me deixa maluco. Parece que eu estou ficando...

(Muda o foco para cozinha)


Helena – ...Louco! Ele não entende minhas necessidades. Parece que somos completa e totalmente...

(Muda o foco para sala)


Bruno - ... Incompatíveis! Ela deve estar agora choramingando para as amigas me fazendo parecer um criminoso. Posso ver agora todas elas chorando em um tipo de abraço em grupo.

(Muda o foco para cozinha)


(Aparece Helena chorando e sendo abraçada pelas amigas)

Amiga 1 – Vai ficar tudo bem amiga! Não fica assim! Ele não te merece!


Amiga 2 – Nós estamos aqui para o que der e vier. Não chora não!

(Apagam-se as luzes)


Cena 3 - O Desafio

(Quando ligar as luzes o Bruno e seu amigo continuarão sentados no sofá. Porém, Helena e suas amigas não estarão mais em cena)


Amigo do Bruno – Cara, mulher é que nem uma flor. Se a tratar bem ela vai florescer, se não ela vai definhar. Se você ver que ainda tem chance de resgatar seu casamento você deve lutar por ele até o fim. Eu achava que meu casamento estava quebrado, mas na verdade eu que não sabia como fazer funcionar.


Bruno – Como assim?


Amigo do Bruno - Você não pode tentar oferecer a alguém amor, se você não conhece o amor. Eu errei muito com a minha esposa durante muito tempo, e quase chegamos a nos separar. Foi aí então que conheci de fato a Cristo. E só depois de recebe-lo em minha vida, que eu descobrir o que é o amor. Porque Ele é o próprio amor. Só então eu pude verdadeiramente amar a Kate.


Bruno – Eu não sabia que vocês iriam se separar. Como foi que você fez para mudar a situação?


Amigo do Bruno – E nós quase nos separamos. Mas graças a Deus e a ajuda de um desafio que meu pai fez para mim, que eu e a Kat conseguimos nos resolver.


Bruno - Desafio? Que desafio?


Amigo do Bruno – É uma lista de coisas que você deve fazer. Uma por dia, durante 40 dias. Isso salvou meu casamento cara.


Bruno – Ah cara, sei não. Isso funciona mesmo? Eu só quero ter paz sabe?


Amigo do Bruno – Bruno, sabe o que significa essa aliança ai?


Bruno – Significa que eu ainda estou casado.


Amigo do Bruno – Significa que vocês fizeram um voto, uma aliança. “Na alegria e na tristeza”, mas a maioria das vezes nós só queremos estar juntos na alegria.


Bruno – Nós estávamos apaixonados quando casamos. Mas hoje somos duas pessoas completamente diferentes. Não está mais dando certo.


Amigo do Bruno – Faça esse desafio. Passe por esses 40 dias tentando salvar seu casamento. Se não der certo, bem, ai então você é livre para fazer o que quiser.


Bruno – Obrigado irmão!


Amigo do Bruno – Pronto! Enviei para o seu celular. Viva um dia de cada vez ok? Pode ser um pouco difícil, mas não desista até chegar no fim.


(Se abração e apagam-se as luzes)


Cena 4 - Primeiro Dia

(A cena iniciará com Bruno olhando para o celular. Enquanto será apresentada ao público a sua leitura através de uma gravação de voz)


Gravação - “Essa jornada de 40 dias é um processo desafiador, e incrivelmente difícil, mas no final será gratificante. Se nesses 40 dias você se empenhar um dia de cada vez, os resultados poderão mudar a sua vida e seu casamento. Considere como um desafio de outros que já fizeram antes de você.

- Primeiro dia: A primeira parte desse desafio é bem simples. As nossas palavras refletem o estado do nosso coração. Portanto o primeiro desafio será você nesse dia se empenhar em não dizer nada negativo para sua esposa. Se a tentação surgir, escolha não dizer nada, é melhor ficar calado e segurar a língua, que dizer algo que possa se arrepender. “Seja pronto para ouvir, tardio para falar, e tardio para se irar” Tiago 1:19


Bruno – Desafio número 1 será não dizer nada então? Ok!


(Helena aparece em cena como se estivesse chegando do trabalho. Encontra Bruno sentado no sofá assistindo TV. Vai direto para a cozinha e volta até Bruno reclamando da louça suja)


Helena – Eu passo o dia todo trabalhando para tentar manter essa casa, e quando chego encontro essa pia cheia de louças sujas? Sério que você passou o dia todo nessa televisão e não foi capaz de lavar o prato que você sujou?


(Helena dar as costas, e Bruno se levanta com expressão de quem iria revidar com as palavras. Mas depois ele se controla)


(As luzes se apagam por alguns segundos e depois voltam a serem acessas para próxima cena. É importante nesse momento os personagens colocarem ou tirarem itens do seu figurino, para que seja dada ideia de que estão em um novo dia, com novas roupas.)


Cena 5 - Quinto Dia

(A cena se inicia com Bruno lendo mais uma vez o celular)


Gravação – Quinto dia: É difícil se demonstrar amor quando não se tem motivação, mas o amor em sua verdadeira essência não é baseado em sentimentos, mas na determinação de demonstrar atos de carinho mesmo quando parece não haver recompensa. Além de você não dizer nada negativo a sua esposa hoje, você deverá também fazer um gesto inesperado como um ato de gentileza.


(Bruno se levanta do sofá e vai até a cozinha. Prepara o café, coloca em uma xícara, ajeita a flor em cima da mesa, e coloca umas torradas num prato para Helena)


(Nesse momento Helena aparecerá apressada para ir ao trabalho)


Bruno – Fiz o seu café da manhã!


Helena – Não tenho tempo para tomar café! (Sai de cena)


(O Bruno fica alguns segundo paralisado incrédulo, e depois como um gesto de raiva, ele pega a torrada e a morde com muita força)


(As luzes se apagam por alguns segundos e depois voltam a serem acessas. É importante nesse momento os personagens colocarem ou tirarem itens do seu figurino, para que seja dada ideia de que estão em um novo dia, com novas roupas.)


Cena 6 - Decimo Dia

Gravação – Décimo dia: Você se dedica investindo dinheiro e tempo naquilo que é mais importante para você, é difícil se importar com algo em que não se invista em nada. Além de evitar qualquer comentário negativo, compre algo para sua esposa que mostre que você estava pensando nela hoje.


(Bruno pega o celular e encomenda flores)


Bruno – Alô! Oi bom dia, queria encomendar umas flores, quanto custa um buquê de rosas vermelhas? O que?! Isso tudo?! Vocês querem me levar a falência? Ah ok, e quanto é o buquê mais barato que vocês tem? Minha nossa, tudo bem eu vou querer esse. Mande entregar no condomínio Vieira, casa 10. Ok, Obrigado!


(Bruno sai de cena, e em seguida se ouve um barulho de campainha. Helena recebe as flores, e em seguida as joga no lixo, e sai de cena. Bruno volta em cena e olha as flores no lixo, ele chuta o lixo com raiva, e volta a sair de cena. Apagam-se as luzes)


Cena 7 - Maus Conselhos

(Helena está na sala junto a suas amigas conversando sobre o Bruno)


Helena – Amiga eu não entendo, estou completamente confusa.


Amiga 1 – O que foi que Bruno fez dessa vez?


Helena – Ele nesses últimos dias está todo estranho. Ele outro dia fez um café da manhã para mim. Depois comprou umas flores ridículas. Fica me ligando para saber como eu estou e se preciso de alguma coisa. Não está mais reclamando de nada. E até anda fazendo as tarefas de casa. Eu não entendo.


Amiga 2 – Sério?!


Amiga 1 – Eu vou te falar o que ele está fazendo! Está tentando te bajular para conseguir se dar bem com o divórcio.


Helena – E por que ele faria isso?


Amiga 1 – Antes da minha irmã se divorciar o marido dela fez a mesma coisa. Ele começou a agir legal, e quando ela se deu conta ele ficou com a casa, com o carro e com boa parte da grana. Não deixe que ele te engane garota.


Amiga 2 – Isso é verdade!


(Helena fica pensativa, e apagam-se as luzes)


Cena 8 - Carta de Divorcio

(A cena se inicia com Bruno ao telefone falando com o seu amigo e segurando uma carta na mão)


Bruno – Cara, não dá mais! Eu estou cansado de dia após dia fazer tudo isso para ela, e cada vez mais ser rejeitado por ela. Eu preparei um jantar romântico, e ela nem sequer quis jantar, chegou me entregando a carta do divórcio, você acredita?


Gravação – Você não pode desistir agora. Está no meio do caminho do desafio. Essa é a parte que geralmente se torna mais difícil. Esse é o momento que você mostra se está determinado, ou não, a realmente salvar seu casamento.


Bruno – Como eu posso demonstrar amor por uma pessoa, que dia após dia, vive me rejeitando?


Gravação – Da mesma forma como Jesus nos amou, mesmo nós o rejeitando.

(Bruno coloca a mão na cabeça, e começa a chorar)


Gravação – Ore nesse momento, entregue nas mãos de Deus os seus desejos, seus medos, tudo o que está acontecendo no seu casamento. Seja sincero nesse momento, e peça a ele que cuide do seu lar para você.


Bruno – Obrigado irmão!


Gravação – Eu estarei aqui orando por você. Qualquer coisa pode me ligar.


Bruno – Ok! Até mais!


(Bruno desliga o telefone, e se ajoelha no chão)


Bruno – Senhor, não sou muito de falar contigo. Não sei nem se sou digno de entrar em sua presença. Sei que por muito tempo agi errado como filho teu, e como marido para minha esposa. Eu não sei mais o que fazer. Estou desesperado. Por favor, eu não quero perder meu casamento. Por favor, restaura o meu lar Deus.


(As luzes se apagam)



Cena 9 - Reconciliação

(Bruno entra em cena e encontra Helena deitada no sofá doente)


Bruno – Você não foi hoje trabalhar?


(Ele se aproxima dela e coloca suas mãos sobre a testa)


Bruno – Você está quente! Espere um pouco, vou pegar um remédio para você.


(Bruno vai até a cozinha e traz um copo d’água com o remédio para ela)


Helena – Por que você está fazendo isso?


Bruno – Essas últimas semanas, eu aprendi que nunca devo abandonar minha parceira, principalmente em um momento difícil.


Helena – Bruno, o que houve com você?


Bruno – Um amigo meu me perguntou se havia algo em mim que queria salvar nosso casamento. E ai ele me deu uma coisa, um desafio de 40 dias que tem me ajudado, posso deixar você ler se quiser.


Helena – E em que dia você está?


Bruno – 45.


Helena – Mas não são apenas 40 dias?


Bruno – Quem disse que eu tenho que parar?


Helena – Eu não sei como processar tudo isso. (Coloca a mão na cabeça confusa)


Bruno – No começo eu não queria fazer, mas na metade do caminho eu entendi o que é o amor, e assim que entendi eu quis fazer.


Helena – Eu não sei se ainda consigo acreditar em você. Não depois de tudo que você me fez nesses últimos anos.


(Bruno fala chorando)

Bruno – Eu nunca te pedir, mas agora eu preciso fazer isso.


(Bruno se ajoelha ao lado dela)

Por favor Helena, me perdoe! Me perdoe por tudo que eu te fiz passar, por cada palavra que te magoou, por todas as vezes que não te dei atenção. Eu tenho sido muito egoísta, nos últimos 7 anos eu maltratei você com minhas palavras, e com meus atos, eu amei outras coisas, quando deveria ter amado você. Nas últimas semanas, Deus me deu um amor por você, que eu nunca havia sentido antes. E eu pedi para ele me perdoar, e eu espero, eu oro, para que você seja capaz de me perdoar também. Helena, eu não quero viver o resto da minha vida sem você.


(Helena fala chorando)

Helena – Se eu ainda não disse que você é um homem bom, você é. Se eu ainda não disse que perdoei você, eu perdoei. E se eu ainda não disse que eu amo você, eu te amo. Alguma coisa mudou em você Bruno, e o que aconteceu com você quero que aconteça comigo.


Bruno – E vai. Aceita ainda envelhecer comigo?


(Os dois se abraçam e apagam-se lentamente as luzes)


Fim!



Commentaires


"Encheu-lhes, portanto, o coração de sabedoria para realizar todo tipo de obra" Êxodo 35:35

  • Instagram B&W
bottom of page