Peça - O verdadeiro alimento
- teatroipv
- 10 de jan. de 2019
- 8 min de leitura
Atualizado: 15 de fev. de 2019
Essa peça foi elaborada para moradores de ruas, que lidam diariamente com problemas provocados pelas drogas. Roteiro baseado no texto da apresentação "Amor sem Limites".
Roteiro adaptado por: Jéssica Albuquerque - Ministério Teatro Vidas. (Novembro 2018).

Narração – Nos últimos dias o amor de muitos esfriará. E por isso a iniquidade se multiplicará. Mas nada pode ser comparado com a glória que está por vir. Não há nada que poderá nos afastar do Amor de Deus. Os nossos erros não diminuem a vontade que o Pai tem de resgatar seus filhos. Como a palavra do Senhor diz: A vontade de Deus é que todos aqueles que olharem para o Filho do Homem, e crerem em Seu nome, sejam salvos. Deus tem passado seus ensinamentos a todos, e aqueles que o ouvirem e aprenderem com Ele, serão apresentados ao Filho, e este jamais rejeitará nenhum dos que foram entregues a Ele, porque Ele é a própria expressão completa do que é o amor.
(Primeiro personagem a entrar será a mãe que teve o filho assassinado. Cada personagem discursará sua história se direcionando para o público.)

Mãe que teve o filho assassinado:
Tiraram meu menino de mim! Mataram meu filho! Meu único filho! Ele era só um garoto, tinha uma vida inteira pela frente! Porque fizeram isso com o meu menino? Eu disse que iria pagar a dívida dele! O que fizeram com meu menino? Essa droga maldita tirou meu filho de mim! Por que? Por que assassinaram meu filho? Eu faria tudo para ter meu filho de volta, venderia tudo o que eu tenho, daria minha própria vida no lugar da dele. Oh Deus isso dói tanto! Por que permitiu que meu filho se perdesse nas drogas? Por que deixou meu filho morrer nas mãos daqueles homens? Onde foi que eu errei como mãe? Oh Senhor não aguento mais essa dor, ajude-me!
(Cada personagem encerrará sua fala de joelhos no chão, e ficará dessa forma em cena enquanto outros personagens estarão contando suas histórias)

Morador de rua:
Eu já fui um grande músico, ganhei um bom dinheiro tocando a noite com minha banda. Nós viajávamos fazendo pequenos shows. Parecia que tínhamos tudo que precisávamos, mulheres, dinheiro, bebidas, e drogas. Eu era jovem, achava que nada poderia me atingir, e que eu podia fazer o que eu quisesse porque eu era dono de mim mesmo. O que eu demorei para perceber é que eu não estava mais sendo dono de mim mesmo há muito tempo, eu já estava sendo escravizado pela bebida e pelas drogas e já não agia mais por mim. Minha banda me expulsou por causa do meu descontrole, e aos poucos fui perdendo tudo que eu tinha. Minha família tentou me internar várias vezes, mas era mais forte do que eu, eu não conseguia mais me controlar. Quanto mais eu usava, mas eu queria consumir, e parecia nunca estar satisfeito. Eu destruir tudo que tinha, perdi meus amigos e agora minha família desistiu de mim. Moro hoje nas ruas, comendo os restos que encontro pelo lixo. Me sinto um miserável! As vezes olho para o céu e pergunto se alguém olha por mim. Deus, se tu me ama me tira dessa vida!

Esposa de usuário de drogas:
Eu tenho dois filhos pequenos para cuidar, e é muito difícil. Se não fosse minha mãe ajudando eu não sei o que seria de mim. Ela já é aposentada, não consegue colaborar muito financeiramente, e vive doente. Então o pouco que eu ganho tento colocar comida na mesa. Mas o pai dos meninos não ajuda em nada, já é o quarto emprego que ele larga por causa dessa droga maldita. No começo eu pensei que seria só uma fase, que ele logo enxergaria os problemas e pararia com toda essa bobagem. Mas ele começou a levar tudo de dentro de casa, pegou a televisão, o som, e até roubou o dinheiro separado para comprar remédio para minha mãe. Eu não aguento mais essa vida. Às vezes me pergunto como que chegamos a esse ponto. E eu já estou cansada de tentar ajudar. Teve dias que ele chegou tão louco em casa, que ele partiu para bater nos meninos, e no final eu que acabei sendo espancada por ele. Deus, se tu existe então por favor me livre desse tormento, eu não aguento mais essa vida.

Filha de usuário de drogas:
Minha mãe chora o tempo todo, eu não sei como ajudar. Desde que meu pai foi demitido, ele entrou em depressão e começou a se afundar no álcool. Tem momentos que ele parece estar bem, mas de repente ele passa dias longe de casa, sem ninguém conseguir ter uma notícia dele. Esses últimos dias tem sido um verdadeiro pesadelo. A nossa vida nunca mais foi a mesma. Senhor Deus, eu sei que nunca te procuro, mas estou te pedindo só dessa vez, por favor traz meu pai de volta! Ajuda minha família Senhor, por favor!

Depressivo:
Meu pai lutou por mim até o fim da sua vida. E eu só conseguir dar desgosto para ele. Eu sei que ele morreu por minha culpa! Ele me implorava para eu parar. E a última vez que eu vi ele, eu estava completamente louco, precisava de mais dinheiro para alimentar mais esse vício maldito. E quando ele tentou me impedir de levar o seu dinheiro eu acabei empurrando ele, e ele caiu no chão. Alguns dias depois eu recebi a notícia que ele teve um infarto. E eu sei que eu sou o culpado disso! Eu matei meu próprio pai por causa dessa droga maldita. Eu só quero acabar logo com isso, nada mais importa agora, quem eu amava não está mais aqui comigo. Só me resta uma coisa a fazer, tirar minha própria vida. Está me ouvindo Deus? Leve minha vida agora como levou a de meu pai!

Missionário
Quem me ver hoje em dia tem dificuldades para acreditar que um dia eu estive no fundo do poço. Passei anos da minha vida sendo escravizado pelas drogas, completamente dependente dela. E hoje para honra e glória do Senhor Jesus eu sou curado. Nenhuma droga mexe mais comigo, eu já estou há 16 anos limpo, e foram os melhores anos da minha vida. E isso foi graças a misericórdia do meu Deus sobre minha vida. Quando eu entendi que Cristo morreu por mim levando consigo toda a maldição que viria a estar sobre minha vida, eu entendi que nada mais importava, e que minha vida tinha que ser completamente dedicada a ele. Hoje eu tento ajudar pessoas que passam pelos mesmos problemas que enfrentei, e quero mostrar para elas que é possível ter sua vida transformada assim como foi a minha. Deus, me capacite nessa caminhada para alcançar mais vidas para Ti, que eu seja um instrumento usado por Tuas mãos.
(Jesus entra em cena e anda entre cada um dos personagens).
Jesus se ajoelhará ao lado de cada personagem, falando individualmente com cada um, seguindo a mesma ordem de entrada.

Jesus (fala com personagem da 'Mãe que teve o filho assassinado'):
Minha filha, a maldade se espalhou pelo mundo porque muitos se afastaram de mim, e permitiram que seus desejos e vontades humanas reinassem em suas vidas. Mas saiba que eu estou aqui com você. Eu secarei dos seus olhos toda lágrima. E com meu sangue te limparei. Sararei todas as suas feridas e afastarei de você toda a dor. Todo esse sofrimento que estás sentindo não poderá se comparar a glória que ainda está por vir. Eu tenho preparado um lugar lindo para você. E vou te levantar como um instrumento que levará meu nome e meu amor para aqueles que ainda não me conhecem.

Jesus (fala com personagem 'Morador de rua'):
Filho, é claro que eu te amo! Meus olhos sempre repousaram sobre ti. Eu sempre estive de braços abertos para você. Eu morri numa cruz para levar comigo todas as tuas doenças, todos os teus erros e culpas. O inimigo de sua alma tenta te roubar, matar e destruir. Mas aquele que se firmar em mim, e negar a si mesmo achará a sua vida. Deposite sua confiança em mim e então uma nova história darei para ti. Meu filho, o que o mundo oferece é vazio e sem vida. Mas eu te ofereço o alimento que traz vida eterna. Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se você comer de mim jamais terá fome. Eu sou a fonte de águas vivas, se você beber do meu sangue jamais terá sede. Se você buscar estar em mim, nada que o mundo te oferecer vai ser precioso aos seus olhos, porque terás experimentado do verdadeiro alimento e da verdadeira bebida. Meu filho, eu te curarei e salvarei, e te levantarei como um profeta para as nações.

Jesus (fala com personagem da 'Esposa de usuário de drogas'):
Eu te escolhi para ser minha filha. Dentre muitos eu te escolhi. Busque primeiro o meu reino, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas. Eu te fiz a minha imagem e semelhança. Portanto, viva em mim e resplandeça a minha luz. Te farei benção em sua casa, você será usada por mim para ajudar a transformar a vida do seu marido. Minha filha tu és uma joia preciosa em meu reino. Siga em frente que sempre estarei contigo, creia em mim que eu te entregarei a vitória!

Jesus (fala com personagem da 'Filha de usuário de drogas'):
Eu sei que está sendo difícil! Eu te conheço, conheço teus medos, tuas preocupações. Eu conheço o teu coração! Filha, o meu poder será aperfeiçoado em tuas fraquezas. Mantenha-se firme e não se esqueça que eu sempre estarei ao seu lado quando clamares por mim. Se você me buscar de todo o coração, você me encontrará. Se você acreditar em mim, e abrir a porta da sua casa, eu entrarei em seu lar e nada mais será o mesmo.

Jesus (fala com personagem 'Depressivo'):
Lembre-se, eu me fiz homem para morrer em seu lugar. Minha morte foi para te garantir a vida. Muitas coisas em sua vida você não conseguirá entender agora a razão por ter acontecido. Mas creia em uma coisa, meu amor por ti transcende todo o entendimento, e eu jamais deixarei nenhum de meus filhos desamparados. Não se culpe pela perda do seu pai. Mas você precisa tomar a decisão de mudar de vida. As suas escolhas são o que define a sua história. Se buscares a mim, eu preencherei o vazio do teu ser, e em mim tu serás completo!

Jesus (fala com personagem 'Missionário'):
Filho, meu Espírito se alegra com o teu crescimento. Tu me buscou um dia e eu te socorri, te tirei das trevas que te consumiam e te fiz luz. Estarei sempre revelando meu amor através de você. Eu sou o Alpha e o Ômega, o princípio e o fim. E tu és minha geração eleita, meu sacerdócio real. Eu te levantei com o propósito de proclamar as grandezas do meu nome, e te fiz sal e luz nesta terra, para que através do teu testemunho, muitos sejam alcançados.
(Música: Me Leva Pra Casa - versão Gabriel Guedes)
(Durante a música Jesus passa seu manto vermelho sobre o personagem do 'Missionário', e em seguida Jesus leva o Missionário em direção a cada personagem, passando seu manto vermelho sobre cada um, e os ajudando, juntamente com o 'Missionário', a cada um se levantar).

(Em seguida Jesus fala ao público, e todos os personagens se prostram diante dele).

Jesus – Aqueles que estiverem cansados e sobrecarregados venham até a mim e eu aliviarei a sua dor. Transformarei a sua história, o purificarei e o curarei. Se alguém tem sede, venha! E quem quiser, receba de graça a água da vida! Eu sou o pão vivo que desceu do céu, quem tem fome coma de mim. Eis que estou em sua porta e bato, se você ouvir a minha voz, e abrir a porta, eu vou entrar em sua casa, e juntos cearemos!
(Jesus se vira e abraça a todos).
Fim!
Comments