Peça - Meu herói
- teatroipv
- 10 de jan. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 1 de fev. de 2019
Peça infantil que retrata Jesus Cristo como nosso herói, com poderes inigualáveis, superando qualquer herói de quadrinhos. Manifestando na cruz o maior e mais poderosos poder que existe: o amor!
Roteiro elaborado por: Jéssica Albuquerque - Ministério de Teatro Vidas. (Abril 2008).
Duração: 14 min.

(Os personagens Marta, Maria e Pedro devem estar caracterizados de maneira engraçada, com os rostos pintados, utilizando voz de falsete).
(Marta entra em cena, se aproxima do microfone, e fala como se estivesse testando ele).
Marta - Arô som... Arô som...Arôsom... ARÔSOM!
Ahh! Não chamo mais 'Arôsom', toda vez eu chamo e ele nunca aparece. 'Arôsom' seu mal educado!
(Cruza os braços como se estivesse chateada. Entra Pedro e Marta)
Pedro - Olha Maria é Marta. Marta, cê ta brincado de que?
Marta - Eu, eu tô brincando de... Tô brincando de... de cantar!
Que vê como eu canto, que vê? Rum-rum Pígaro pígaro PÍÍÍGARO...
(Pedro e Maria colocam as mãos nos ouvidos, indicando que Marta está cantando mal.)
Pedro - Agora é minha vez, deixa eu mostrar como eu sei cantar. Oh só: Meu lanchinho, meu lanchinho, vou comer, vou comer...
Maria - Ah Pedro, cê só pensa em comida. Deixa eu cantar agora. "Havia um homenzinho torto, que morava numa casa torta, andava num caminho torto, sua vida era torta. Um dia um homenzinho torto a bíblia encontrou e tudo que era torto Jesus endireitou"
(Enquanto Marta canta Pedro e Madalena começam a dançar).
Marta - Ah que música legal Maria..."um homenzinho torto...nanana torta...nananã torto...a vida era torta...humhum torto...a bíblia encontrou...e tudo que era torto Jesus endireitou!" Aeeeeewwww eu aprendi tudinho. Viu só?! (canta a letra errada e dança de forma bem cômica).
Pedro - Essa música é muito legal. Maria, aonde é que você ouviu essa música?
Maria - A gente canta lá na minha igreja, essa e muitas outras músicas, a gente dança lá, sorrir, lê umas histórias muito legais na bíblia.
Marta - Ei, Maria, eu já ouvir falar desse tal 'do bíblia'.
Pedro - É a bíblia. Ó Marta cê não sabe de nada, não entende nada mermo!
Marta - eu entendo sim viu? A bíblia é um livro, viu como eu sei?!
Maria - Não é apenas um livro. A tia lá da escolinha bíblica explicou que a bíblia são vários livros em um só, e que nesses livros tem várias historinhas legais, historinhas desde a criação do mundo. Lá tem a história de Sansão, de Moisés, de Bartimeu...
(Pedro interrompe a fala de Maria).
Pedro - Batman? Eu amo o Batman, ele é o meu herói! Oh só: EU SOU O BATMAN!
(Pedro pega uma capa e sai rodando em círculos como se tivesse voando).
Marta - (executa uma gargalhada cômica) ele disse que é o Batman HAHAHA. Aí depois diz que eu que não entendo de nada né Pedro?! Ela não falou Batman, falou Bartimeu. Batman, HAHAHA. Óh só, se tu é o Batman eu sou a mulher aranha. (começa a fazer gestos imitando o personagem do homem aranha).
Pedro - (gargalhada cômica) HAHAHA mulher aranha não existe Marta.
Marta - Mas agora existe, tá?
E você Marta, qual o seu herói?
Maria - Meu herói? É fácil! Jesus é meu herói! (começa a cantar e dançar a canção 'Meu herói' de Aline barros).
Pedro - Jesus? Porque Jesus é teu herói?
Maria - Sabe por que ele é meu herói? (fala para platéia) Vocês sabem o por quê? É porque Ele me amou tanto, mais me amou tanto, que preferiu deixar o seu poder de lado para morrer por mim e por todos vocês, do que ficar longe da gente.
Marta - Mais como assim Maria? Conta mais pra gente sobre Jesus.
Pedro - É conta!
Maria - Jesus quando veio aqui na terra fez coisas maravilhosas. Ele fez o pão se multiplicar, o paralítico andar, o cego enxergar...
Pedro - O cego enxergar? Não acredito!
Maria - É. Querem ver?
(Maria pega a bíblia e começa a ler a história. A história é narrada e encenada ao mesmo tempo).

CENA II
Maria - Jesus cura o cego Bartimeu: 'Havia um cego chamado Bartimeu, ele estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ele ouviu alguém dizer que Jesus estava passando ele começou a gritar:'
Bartimeu - Jesus? Jesus?
Figurante - Cale a boca!
Bartimeu - Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim!
Jesus - O que você quer que eu faça?
Bartimeu - Mestre, eu quero ver de novo!
Jesus - Vá, você está curado porque teve fé!
(Jesus toca nos olhos de Bartimeu e ele levanta pulando de alegria e gritando).
Bartimeu - Jesus me curou, Jesus me curou.
(Jesus e Bartimeu saem de cena)

Marta - Nossa, ele curou o cego mesmo! Jesus realmente tem muito poder! E só os grandes heróis tem tanto poder assim! Mas como isso é possível?
Maria - Porque Jesus é o Filho de Deus. Mas sabe por que Ele veio aqui?
Pedro - Por quê?
Maria - Para que todas as nossas culpas, erros e pecados fossem perdoados. Para que por meio da sua morte o seu sangue viesse a nós limpar de toda a impureza. O seu sangue nos limpa de toda sujeira!
Pedro - Onde já se viu sangue limpar alguma coisa Maria? Assim ele vai é nos sujar mais ainda, vou ficar com a roupa toda manchada. (risada engraçada).
Maria - Eu vou explicar, presta atenção!

CENA III
(Enquanto Maria narra, as cenas da crucificação vão acontecendo)
Maria - Soldados vieram e prenderam Jesus. Eles bateram no seu rosto, o chicotearam, colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, um manto vermelho sobre seu corpo, e começaram a zombar de Jesus, dizendo: 'ó Rei dos Judeus'.
Jesus sofreu muito nas mãos dos soldados, mas o seu sofrimento estava apenas começando. Os soldados pegaram uma cruz muito pesada e eles colocaram sobre os ombros de Jesus, a dor era muito grande, as feridas no seu corpo se abriam cada vez mais, o sol batendo em seu rosto e os gritos da multidão eram enlouquecedores e então Jesus caiu no chão. Apesar de todo esse sofrimento Jesus sabia que o que ele estava fazendo era para nos salvar e por isso valia à pena, ai então ele se levantou, e seguiu em frente porque ele sabia que a sua morte traria vida a muitas pessoas. E então chegou a hora da crucificação, os soldados pegaram pregos enormes e pregaram Jesus naquela cruz, a dor era muito grande, Ele estava ficando sem ar, mas no seu último suspiro ele entrega seu Espírito ao pai e diz:
Jesus - ESTÁ CONSUMADO! (Grita bem alto).
Maria - Isso significa que Jesus disse: “Pronto, a promessa de salvar a todos que acreditassem em mim agora se cumpriu, está consumado, está feito.” E tudo isso Pedro e Marta, foi por mim e por vocês. (Fala para a platéia) Por todos vocês, Jesus morreu por amor, e é por isso que Ele é o meu herói!
Marta - Quer dizer que Jesus morreu para me salvar? Jesus me ama a ponto de morrer por mim? Sim, eu também quero Jesus como o meu herói, eu quero, você quer? Eu quero Jesus como meu herói. Quantos querem Jesus como seu herói, levantem a mão! Eu quero Jesus como meu herói!
Pedro - Eu quero! Jesus é o meu herói!
Maria - Basta vocês falarem. Digam bem alto: EU QUERO JESUS COMO O MEU HERÓI! (repetir pelo menos 3 vezes, interagindo com o público)
(Jesus entra em cena)
Jesus - Eu sou o caminho, ande em mim e encontrarás o reino dos céus. Eu sou a verdade, quem estiver em mim conhecerá a verdade de todas as coisas. Eu sou a vida, quem crer em mim viverá para sempre. Lembrem-se meus filhinhos amados, eu morri em seu lugar e ressuscitei para também lhes dar poder. Eu amo vocês e sempre estou ao seu lado, os cuidando com todo o meu amor.
(Durante a fala de Jesus o ator passa entre as crianças, falando diretamente com cada uma delas. Todos encerram a encenação cantando e dançando a música: 'Meu herói - Aline Barros)
FIM!
Comments