top of page

Peça - A Noiva

Atualizado: 1 de fev. de 2019

Peça baseada na Parábola das Dez virgens (Mateus 25). Uma apresentação que mistura dança e teatro, e leva o público a refletir que tipo de "Noiva" temos sido para Cristo.


Roteiro adaptado por: Jéssica Albuquerque - Ministério Teatro Vidas. (Dezembro 2018).

Roteiros originais: "Mãos vazias" - Autor Desconhecido; e Dança "A Noiva" ministrada na Conferência FACE A FACE 2017.

Duração: 12 min.

Parte I – Dança das noivas

(Primeira parte será apresentada com a dança das noivas enquanto ocorre a narração de Jesus. Música: Noiva - Gabriel Guedes)


Jesus - Eu me lembro de quando Eu te fiz. Tão linda, tão perfeita! Escolhi você para ser minha noiva, e tudo entreguei em tuas mãos. Passeava todos os dias no jardim só para ver você. Você era tão pura, tão bela, e a Minha glória resplandecia sobre ti.

Mas você se corrompeu, começou a ficar suja, sem vida. A Minha noiva, antes tão linda, agora estava manchada com o pecado. Meu Espírito se entristeceu, pois você foi infiel a mim. Você agiu como uma prostituta e vendeu o seu corpo. Você vendeu todos os presentes que fiz para você. Minha noiva preciosa, meu tesouro valioso, a minha mais bela criação me abandonou e se afastou de mim.

Mas o Meu amor por você é tão profundo que Eu jamais desistiria de ti. Eu resolvi fazer contigo uma nova aliança, eu resolvi derramar o meu sangue por ti. Eu paguei o preço para te tirar da imundice. Eu carreguei aquela cruz para te trazer de volta para mim. As suas vestes eu lavei com meu sangue, te adornei com as mais belas joias, e te preparei um maravilhoso lugar para estar junto a mim.

A festa já está pronta ó noiva minha! Desperte! Eu estou chegando! O nosso grande encontro, o dia do nosso casamento, estar prestes a acontecer. Desperte noiva minha, eis que voltei para te buscar!


(Após a narração a dança continua ao som da canção Noiva de Gabriel Guedes. A dança deverá ser finalizada com as noivas adormecidas no chão)


Parte II – Encenação da chegada do Noivo

(Com tudo escuro, ouvi-se uma voz que pede que todos se apresentem ao noivo)


Gravação – O noivo está chegando! O noivo está chegando! Venham se encontrar com Ele!


(As noivas acordam. A prudente acende sua lamparina e a imprudente não consegue acender)


Imprudente – Me dê um pouco do seu azeite. Estou sem nenhum, e não posso encontrar com o noivo assim.


Noiva – Não posso fazer agora nada por ti.


(Imprudente sai de cena correndo). (Jesus entra em cena, e ascendem-se as luzes).


Jesus - Minha noiva, apresente-se a Mim, mostre-me as suas mãos!


Noiva – Mestre, eis aqui minhas mãos. Estou tão feliz com este encontro! Sonhei com este dia em que nos encontraríamos no altar. Eu sei que durante muito tempo eu andei perdida, durante muito tempo eu não busquei Te conhecer de verdade, mas você não desistiu de mim. Você me protegeu quando eu estava insegura, você me abraçou quando eu estava com frio e me sentindo sozinha. Mesmo eu sendo infiel durante muito tempo à você, tu me perdoaste e me encheste com os mais belos presentes para que hoje pudéssemos estar aqui juntos neste altar. Mestre, eu guardei o meu azeite, e despertei à tempo que vieste me buscar, por isso, eis aqui as minhas mãos!


Jesus – Minha amada noiva, eu te escolhi para ser minha! Minha graça eu derramei sobre Ti. Venha, eu te preparei um lugar maravilhoso para estar em minha presença! Entre em meu Reino!


(A prudente sobe em direção a Jesus. Em seguida Jesus direciona seus olhos para o final da plateia de onde sairá a Imprudente. E fala com ela com uma voz mais severa)


Jesus – E você, por que se escondes?


(Imprudente responde à Jesus chorando em prantos)


Imprudente – Mestre, voltaste tão depressa, eu não pude me preparar!


Jesus – Você foi imprudente, não guardou o teu azeite e não despertou a tempo da minha chegada. Você confiou demais em sua beleza, achou que não precisava mais de mim. Você se tornou infiel, se portou como uma prostituta, você não cumpriu nossa aliança.


Imprudente – Mas Senhor... Senhor, pelo poder do Seu nome anunciei a Tua mensagem e pelo Seu nome expulsei demônios e fiz muitos milagres.


Jesus – Eu nunca te conheci! Afaste-se de mim você que só praticou o mal.


Imprudente – Senhor, por favor perdoe-me! Eu deixei a vaidade me consumir, esqueci que tu voltarias, e agora não tenho nada para te apresentar. Mestre por favor, eu não quero padecer nesta escuridão, deixe-me entrar!


Jesus - Quantas vezes ti livrei da morte, quantas vezes mostrei-te o caminho certo e tu não quiseste seguir. Quantas vezes você enganou a si mesma achando que eu não voltaria. EU VOLTEI! Voltei para buscar aqueles que são meus. E você, você não está entre eles, por isso afasta-te de mim, você teve todo tempo do mundo e não o aproveitou. AFASTA-TE DE MIM!


(Jesus vira as costas, e sai de cena junto com a Noiva)


Imprudente – Não, por favor, não! Deixe-me entrar! Perdão Senhor, perdão! Deixe-me entrar! Mestre, deixe-me entrar!


(Imprudente vira-se para a plateia e olha para suas próprias mãos)


Imprudente – Minhas mãos, minhas mãos estão vazias!


(Imprudente sai de cena chorando desesperadamente)


Narrador - Um dia Jesus voltará e buscará sua noiva. As suas mãos estarão vazias neste dia?! Noiva, desperte hoje enquanto ainda há tempo!


Fim!

Comentários


"Encheu-lhes, portanto, o coração de sabedoria para realizar todo tipo de obra" Êxodo 35:35

  • Instagram B&W
bottom of page